#29 RELIGIÃO || Jejum Quaresmal

em quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Resultado de imagem para religion tumblr

Ponderei muito sobre se devia ou não escrever este post - mas, no seguimento de algumas questões que me são feitas por colegas na Universidade, achei que seria algo interessante para ser debatido aqui.
Nasci no seio de uma família Católica. E, para os católicos, a Quaresma é a altura mais importante de todo o ano. Para os que não sabem, a Quaresma é o periodo de tempo compreendido entre a Quarta-Feira de Cinzas - a primeira quarta-feira após o Carnaval, ou seja, hoje - e o Domingo de Páscoa. Durante a Quaresma, os católicos vivem um periodo de maior reflexão, entrega e abstinência. A abstinência é vivida de diversas formas: podemos diminuir a quantidade de cafés que bebemos, evitar comprar coisas que não são assim tão importantes e existe uma maior vigilia e oração na maioria dos lares e em todas as igrejas.
Na Quaresma praticamos também aquilo que se chama de Jejum Quaresmal. Creio que este ponto difere de família para família, pelo que é provável que o relato que vos faço seja diferente do vosso - se forem católicos - ou de conhecidos vossos.
O Jejum Quaresmal faz parte da abstinência e, segundo as leis antigas, engloba a abstinência do consumo da carne. Aqui em casa, os dias da Quaresma onde não consumimos, de todo, carne são: todas as sextas-feiras e a Quarta-Feira de Cinzas. Nesses dias, consumimos peixe, ovos e marisco mas nada de carne ou fiambre, chourição, salsichas e derivados. Conheço famílias que fazem um jejum ainda mais rigoroso - um pouco à semelhança dos muçulmanos, durante o Ramadão - onde só comem ao anoitecer.

E vocês? Digam-me o que pensam sobre este assunto - ou outro, relacionado com a religião. Terei todo o gosto em ler as vossas opiniões.

2 comentários:

  1. a minha família também tem estas tradições. sendo nós católicos, faz sentido para nós.

    ResponderEliminar
  2. A minha família e eu também somos católicos, por isso, é uma prática que levamos em atenção. Porém, como estou a estudar fora e cozinho em conjunto com as minhas colegas de casa, há vezes em que me esqueço completamente. Se me lembrar evito :)

    ResponderEliminar

Digam-me o que pensam :)