#17 FACULDADE || 5 Coisas Que A Licenciatura Me Ensinou

em segunda-feira, 15 de abril de 2019

Resultado de imagem para tumblr study

Agora que falta menos de um mês para encerrar o último semestre, acho que faz todo o sentido reflectir um pouco sobre 5 coisas que estes 3 anos no Ensino Superior já me ensinaram.

1) Tu podes fazer tudo aquilo a que te propuseres;
Em Setembro de 2016, eu era uma pessoa muito menos confiante nas minhas capacidades que aquilo que sou hoje. Ao longo da Licenciatura deparei-me, muitas vezes, com obstáculos que colegas mais velhos diziam ser impossíveis de ultrapassar - pelo menos à primeira tentativa. A verdade é que os superei - e não precisei de mais tentativas para além da primeira. 

2) Tal como ao longo da tua vida, também na Licenciatura vais ter que te "adaptar";
Tive mudar os meus métodos de estudo, pelo menos 4 vezes ao longo destes 3 anos. Muitas vezes o que funciona para uma disciplina não funciona para outra e, à semelhança de algo que acontece no nosso dia-a-dia, por vezes temos que parar e deixar de insistir em algo que já sabemos que não está a dar resultados. Muitas vezes, a mudança de estratégia traz mais frutos que aqueles que pensávamos serem possíveis.

3) Vão existir sempre pessoas trabalhadoras e pessoas preguiçosas;
Este é um dos motivos pelos quais eu abomino por completo trabalhos de grupo. Porque há sempre alguém que se vai encostar, que não se vai preocupar, que não vai querer saber do trabalho, pelo menos até à última hora. E eu detesto pessoas preguiçosas, pessoas que não têm autonomia para se chegarem à frente e dizerem: "Muito bem, o que é preciso fazer?". Um trabalho de grupo é isso mesmo: em grupo! No meu segundo ano, uma rapariga deixou o grupo ao qual pertencia - e onde me incluo - completamente pendurado. Simplesmente deixou de aparecer nas aulas e não respondia às mensagens - embora a víssemos sempre online no Facebook e no WhatsApp.

4) O famoso triângulo - Dormir/ Boas Notas/ Vida Social - é falso;
Garanto-vos que podem ter as três coisas se souberem gerir bem o vosso tempo - e isto vai de encontro a uma outra publicação que já fiz aqui no blogue (cliquem aqui, para lerem). Nunca fiz uma directa para ficar a estudar, nunca abdiquei dos almoços, saídas e jantares com amigos e continuei a ter boas notas. Acredito que quando nos propomos a fazer algo, devemos levar isso até ao fim. Afinal de contas, aprendemos que existe sempre tempo para tudo, desde que saibamos tirar o melhor partido dele.

5) Seja qual for o rumo que decidires tomar após a Licenciatura, a vida académica vai deixar saudades;
Sinto que estou a passar por isso neste momento - a indecisão entre fazer Mestrado ou não; o aproximar a passos largos da Bênção e o olhar para a minha Faculdade e pensar que daqui a algumas semanas não estarei mais ali, deixam-me nostálgica. Sei que a minha Faculdade não é perfeita mas ganhou um lugar muito especial no meu coração. Conheci imensas pessoas - umas que levo para a vida e outras que nem por isso - e passei tantos e tão bons momentos que seria impossível não os recordar com uma lágrima de saudade. Sou uma sentimental e muito provavelmente, serei das maiores choronas no dia da Bênção. 

E vocês identificam-se com alguma destas lições? O que é que a Faculdade já vos ensinou? Contem-me tudo!

2 comentários:

  1. É realmente uma fase da vida em que crescemos muito. Não há nada que iguale. Uma fase de crescimento, partilha e evolução de que não abdicaríamos. No nosso caso mudou completamente as nossas vidas, já que nos conhecemos um ao outro e acreditamos que ficaremos juntos para sempre.

    ResponderEliminar
  2. Concordo tanto com tudo. Tenho tantas saudades...ainda ontem a minha colega de trabalho disse que nunca foi para a tuna porque achava que não dava oara conciliar. A mim deu para tudo e foi maravilhoso :)

    ResponderEliminar

Digam-me o que pensam :)